Empretec gera vivências empreendedoras a empresários e colaboradores da MidiLages

A MidiLages juntamente com um representante de cada uma das 11 empresas residentes na incubadora, além de quatro acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de produção e Engenharia Elétrica da UNIPLAC participaram de 06 a 11 de maio de 2013 do Empretec/SEBRAE. O técnico administrativo da MIDILAGES Rafael Magnabosco relata suas experiências com o Empretec, Seminário que busca estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial especialmente desenvolvida para este fim, cuja abordagem se dá pelas 10 características empreendedoras. “Foi muito bom. A gente sai da realidade, do dia a dia, e é posto em situações que normalmente julgaria impossíveis realizar, mas aprende que, com comprometimento e planejamento se tornam possíveis”, Rafael afirma. As 10 características do comportamento empreendedor que balizam todas as atividades do Seminário são: Busca de oportunidade e iniciativa; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemático; Persuasão e redes de contatos; Independência e autoconfiança. Cada uma delas foi trabalhada pelos consultores, com dedicação exclusiva dos participantes, em atividades diversas, teóricas e práticas. Todos os participantes concordam sobre a importância do aprendizado gerado pelo Empretec, sendo o desenvolvimento do potencial de realização um dos principais pontos, com o aprendizado da elaboração de metas e planejamento, de organização pessoal e desenvolvimento pessoal e gerencial, tudo o que é importante, inclusive, para atuação deles na incubadora,à frente de suas empresas. O Empretec acontece por todo o Brasil e é realizado pelo SEBRAE. Trata-se de um seminário de imersão com seis dias de duração, desenvolvido pela ONU que testa e potencializa o comportamento empreendedor dos participantes por meio de entrevistas, oficinas e vivências. A participação da MidiLages e dos representantes da incubadas no Empretec foi possível por meio do aporte de recursos do Edital CERNE.