Pesquisas realizadas na Universidade são divulgadas nacional e internacionalmente

Inserções de trabalho de pesquisa ressaltam o valor e a importância da pesquisa no ambiente universitário e na sociedade A Professora da UNIPLAC Rosileia Quadros participou da Jornada Argentina de Medicina veterinária em Buenos Aires, nos dias 18 e 29 de abril apresentando dois trabalhos na área de animais silvestres e exóticos. Um dos trabalhos abordou os parasitos de anfíbios e contou com a participação das acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da Uniplac em parceria com o professor Dr. Celso Pilati do CAV. Já o outro trabalho teve a temática de animais de companhia, “Prevalência de Giardia em Cães domiciliados e cães de rua”, com o foco principal a ocorrência destes parasitos na saúde pública. Também neste período, nos dias 30 de abril a 3 de maio, a Prof. Rosileia esteve no Simpósio Brasileiro de Acarologia ocorrido na cidade de Bento Gonçalves, apresentando a pesquisa com título “Amblyomma cajennense e Amblyomma dubitatum (Acari: ixodidae) em capivaras (Hidrochoerus hidrochaeris): primeiro registro no Planalto Catarinense”, realizada em parceria com o Ibama. A Professora Rosileia recebeu ainda, no início deste mês, o aceite para apresentação do trabalho “Genotypic determination of Giardia duodenalis in children and dogs by Gene Glutamate Dehydrogenase (GDH) by PCR-RFLP” no Congresso Mundial de Parasitologia Veterinária WAAVP 2013: 24th International Conference of the World Association (24 ª Conferência Internacional da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária) que acontece de 25 a 29 de agosto de 2013 em Perth, Austrália Ocidental. este é o segundo trabalho enviado para este congresso que é o principal evento na área de parasitologia. A professora e sua equipe estarão ainda participando este ano, com trabalhos, do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical a ser realizado na cidade de Campo Grande - MT no mês de agosto e do Congresso Brasileiro de Parasitologia no mês de outubro na cidade de Florianópolis. Todas estas inserções demonstram como o trabalho e a boa orientação de professores somados à forte participação e parceria dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina é possível realizar várias pesquisas que são levadas ao conhecimento nacional e internacional. Isso é importante à medida que é gerado conhecimento para os participantes nos trabalhos de pesquisa, conhecimento que é compartilhado nos eventos e que beneficiam a sociedade como um todo, pois através dos resultados obtidos ações podem ser implementadas para dar respostas à demandas ambientais e sociais.