Trabalho de Doutorado traz pesquisa inédita e resultará em publicação internacional

A professora da UNIPLAC, Rosileia Quadros, realizou a defesa da tese de seu doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no dia 05 de abril. O trabalho trouxe o titulo Determinação genotípica e antigênica de Giardia duodenalis em crianças, cães domiciliados e cães errantes da cidade de Lages, Santa Catarina, e tratou como tema central as doenças parasitárias. Este é a primeira pesquisa em Santa Catarina que utiliza as novas tendências mundiais em trabalhar com doenças zoonóticas com as características epidemiológicas aliadas às tecnologias, entre elas a molecular, o que denomina-se epidemiologia molecular. O projeto teve por objetivo verificar a característica de infecção do protozoário que apresentava relação com infecção em cães, fazendo um rastreamento molecular entre estes grupos amostrais. O trabalho foi realizado com diversas técnicas de diagnostico entre parasitológico, imunológico e molecular. A tese foi caracterizada como excelente não só pela relevância do tema para saúde humana e animal, mas pela dificuldade de trabalhar com diversas técnicas, algumas de alto custo. A partir dela foram criados seis artigos que serão enviados para publicação internacional. O trabalho foi desenvolvido na UNIPLAC com auxílio de alunos do curso de Biomedicina, em parceria com o laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Agro Veterinárias – CAV/UDESC.