Consultores vão auxiliar no detalhamento do diagnóstico de gestão na Uniplac

A partir dos relatórios elaborados na primeira etapa do processo intervencionista na Fundação Uniplac, que fora coordenada por Arnaldo Moraes, e mais a coleta de novas informações junto aos colaboradores, a equipe da empresa Humana Group, de Florianópolis, deu início aos trabalhos de consultoria nesta segunda-feira, (24). O grupo de profissionais deve atuar até meados de dezembro deste ano, com a proposta de auxiliar num diagnóstico conclusivo de gestão, mais abrangente, em áreas que levam em conta o ponto de vista administrativo, financeiro, recursos humanos e também do segmento pedagógico, observando a viabilidade de cada curso, além da atenção aos aspectos regionais. Tudo será feito com a visão de mudança, porém, respeitando a cultura local. Conforme o interventor Walter Manfroi, após a análise dos atuais relatórios, a intenção é começar a efetivar alguns procedimentos no decorrer da consultoria, mas principalmente detalhar e expor claramente a questão estrutural e o papel da Universidade e o da Fundação, avaliando criteriosamente o conceito da autonomia universitária. Para isso, a participação dos coordenadores de cursos e responsáveis pelos departamentos será fundamental. “As lideranças terão que se incorporar no processo, para que todas possa contribuir e ao mesmo tempo eliminar a atual cultura administrativa, a fim de dar uma nova cara na condução da Universidade daqui para frente”, reitera Manfroi. Nesta terça-feira, já estão agendadas diversas reuniões com os gestores de áreas, para que o grupo possa apresentar a proposta de trabalho e dar início à coleta de informações. Ainda esta semana, na quinta-feira, os consultores também serão apresentados ao Conselho Universitário (Consuni). “No final dos trabalhos, em dezembro, o relatório dos consultores se soma ao do Arnaldo, ao da nossa fase de intervenção e depois entregues à Justiça para definir o encaminhamento final quanto ao futuro da Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense (Fundação Uniplac)”, conclui o interventor.