Sistema de eliminação de lixo orgânico está em funcionamento na UNIPLAC

No final do mês de março foi iniciada na UNIPLAC o Manejo de resíduos orgânicos, através do projeto de Mini compostagem ecológica (MCE), coordenado pelo professor Germano (CAV-UDESC) e que é parte do Projeto “Grupo Garis”. As participantes do Grupo Garis, representantes da UNIPLAC, Juliana Amarante e Juliana Oliveira, com a ajuda do funcionário da Uniplac, João Victor, a parceria da Direção do CEIM Uniplac e a contribuição das cozinheiras do CEIM, estão realizando a mini compostagem. O processo é simples: os resíduos orgânicos produzidos pelo CEIM são todos destinados no processo de forragem de um canteiro, que é coberto com palha verde originada de capinas, podas, etc, e posteriormente, cerca de 30 dias depois, são plantadas mudas de verduras e flores. No caso do CEIM, as verduras produzidas serão inseridas no cardápio dos alunos. O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes, coordenado pelo Dr. Renne Cardoso Braga, Promotor de Justiça do Ministério Público. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente, através da realização efetiva de diversas ações.