1ª Pedalada Noturna reuniu ciclistas de todas as idades

A 1ª edição da Pedalada Noturna realizada na noite de sexta-feira, 05 de abril, reuniu dezenas de ciclistas, das mais diversas faixas etárias. A pedalada iniciou na Uniplac, às 20 horas, passou pela Avenida Belizário Ramos, pela Rua Humberto de Campos, Avenida Luiz de Camões e retornou à Universidade pela Avenida Dom Pedro Segundo. Os primeiros inscritos ganharam lanternas de sinalização e já na concentração da pedalada, por volta das 19 horas, os ciclistas demonstraram a satisfação por poder participar do evento. Famílias, pais e filhos, grupos de amigos, grupos de ciclistas, acadêmicos, professores, pessoas da comunidade do entorno da Universidade, todos atenderam o convite e aderiram à pedalada. Rita Werner que pedala com frequência, diz que a pedalada chama a atenção, pois em eventos como este, além da atividade esportiva em si, é possível incentivar a consciência da população, especialmente dos motoristas, de que deve haver respeito ao espaço do ciclista. “É um incentivo também para a classe política, para que se mobilize para melhorar este espaço”, ela afirma. O ciclista de 06 anos Artur, que acompanha o pai em pedalas aos fins de semana, realizou todo o trajeto da pedalada. “É importante que a gente incentive a esse hábito desde criança e por isso, sempre que podemos, pedalamos juntos”, relatou Adriano, o pai de Artur. O professor do curso de Educação Física, Luiz Alberto Fraga, frisou os objetivos do evento. “A pedalada busca criar um novo paradigma de atividade física, pois em Lages, principalmente à noite, as pessoas não se exercitam e acabam não o fazendo durante o dia por conta de suas atividades, ou ainda, do frio”. O Prof. Fraga também comenta da questão importante do respeito ao ciclista no trânsito, dizendo acreditar que a consciência quanto a isto já está mudando e finaliza: “por tudo isso não há desculpas, as pessoas podem sim cuidar da saúde em todas as estações”. A 1ª Pedalada Noturna contou com a participação de cerca de 100 ciclistas. Esta foi a primeira das muitas atividades de extensão, que envolverão a participação da comunidade, que serão organizadas pelo curso de bacharelado em educação Física da Uniplac.