UNIPLAC propõe instalação da Defensoria pública em seu campus

Walter Manfroi, interventor da UNIPLAC participou na manhã desta sexta-feira, dia 22 de março de 2013, de reunião da diretoria da Ordem dos Advogados em Lages. Na oportunidade o defensor público-geral de Santa Catarina, Ivan Ranzolin, estava presente para prestar esclarecimentos à OAB sobre a instalação da Defensoria Pública no Estado de Santa Catarina e em Lages. Manfrói apresentou, em representação à Fundação UNIPLAC, uma proposta de instalação da defensoria dentro do ambiente da Universidade, que já possui um Escritório Modelo de Assistência Jurídica - EMAJ, em funcionamento desde 1988, além da Unidade Judiciária Avançada de Cooperação do Campus da Uniplac da Comarca de Lages, que já trabalha com a assistência gratuita à pessoa com hipossuficiência financeira. “Estamos à Disposição para auxiliar à nova estrutura da defensoria, que deve vir como solução para a assistência jurídica aos necessitados”, afirmou Manfrói, explicando que a proposta da Universidade considera todo o cenário, atual e futuro, de forma a propiciar benefícios para o sistema de defensoria pública, para a universidade e para a sociedade. Segundo o Interventor, através de Convênio a ser firmado com o Governo do Estado poderia ser realizada a manutenção de estágios, no caso, para acadêmicos do curso de Direito, que auxiliariam no processamento e atendimento aos casos, assessorando os cinco defensores que estão sendo nomeados para a comarca de Lages. Isto daria acesso à prática jurídica aos acadêmicos e diminuiria o tempo de espera das pessoas que procuram o serviço, através do trabalho dos estagiários. No período da tarde, Ranzolin esteve na Uniplac, para conhecer o espaço que seria destinado para instalação da Defensoria e visitou também o EMAJ e a Unidade Judiciária Avançada do Campus. Cabe a seguir, o aguardo das tratativas para que este projeto avance e, quem sabe, ocorra no formato piloto, a ser levado também para outras cidades através do Sistema ACAFE.