Aumenta o número de denúncias improcedentes

Na tentativa de dar cada vez mais transparência ao processo de concessão de bolsas de estudos, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) disponibiliza diversos canais para denúncias de casos que não estejam de acordo com os requisitos solicitados para o recebimento do benefício. Mas as denúncias improcedentes vêm tomando grandes proporções. Em 2009 esse tipo de prática chegou a 80%. E só no início deste semestre, dos casos finalizados, apenas 25% eram procedentes. A assistente social da Universidade, Ana Paula Ribeiro, destaca a importância da denúncia, mas ressalta que essa prática deve ser realizada com seriedade e fundamento. “Nós queremos que as pessoas denunciem, mas que sejam coerentes e que realmente existam fatos e provas que o aluno não precisa do benefício, e não apenas por questões pessoais e alheias”. Ela ainda lembra que, em certos casos, a finalização e o parecer definitivo leva mais de um mês para acontecer. Isso porque, assim que a denúncia chega ao Setor de Atendimento ao Estudante (SAE) e à Comissão de Fiscalização de Bolsas toda a documentação do processo é revisada e são efetuados os procedimentos legais e cabíveis ao Serviço Social, como solicitação de documentos, entrevista, visitas domiciliares, entre outros quando necessário. “Existem casos que demandam muito tempo, como os que envolvem alunos residentes em outros municípios, aí o processo é bem mais demorado”, enfatiza.