A aula especial do curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), para estudantes e profissionais da área, caracterizará os principais conceitos e fundamentos da Gestalt-Terapia. O período entre 18h e 22h, do próximo dia 3, está reservado para discussões dessa abordagem psicoterápica baseada no ideal experimental do \"aqui-agora\" e nas relações com os outros e com o mundo. O encontro acontece no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Alice Provenzano, a gestalt-terapia teve inicio no século XX com grande influência da fenomenologia e contribuições de pensadores como Perls, Goodman e Hefferline, os quais trouxeram um novo modo de conceber, perceber e lidar com o ser humano e as suas dificuldades.
Segundo a professora, esse “novo jeito” envolve o foco na forma com que cada um se apresenta no mundo e como essa forma interfere nas relações estabelecidas e no viver. “Os significados partem da própria pessoa e o gestalt-terapeuta vai, paulatinamente, pontuando a forma, ampliando o contato com aquilo que de mais precioso cada pessoa têm”.
Para trabalhar essa temática foram convidadas as psicoterapeutas, especialista em Gestalt-terapia, Raquel Guedes Pimentel e Lydiane Soares. Para participar do encontro, que conta com o apoio do Centro Acadêmico e da Coordenação do Serviço Escola de Psicologia, os interessados precisam se inscrever nas salas de aula com os líderes de turma ou no local do evento. A inscrição é gratuita, exceto para aqueles que quiserem receber o certificado de participação. Neste caso, a inscrição tem um custo de R$ 5.