Região Serrana se prepara para a II Conferência Estadual de Economia Solidária

Organizada pelo Fórum Regional de Economia Solidária, a II Conferência Territorial de Economia Solidária da Região Serrana, realizada nesta quinta-feira (15) na Uniplac, teve como objetivo apontar propostas para o avanço, limites e desafios da economia solidária e eleger os delegados à etapa estadual da Conferência, que acontece nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Formação Católica, em Lages. A partir do tema “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”, e dos aprendizados locais, é que as discussões foram desenvolvidas. Na região da Serra se levantou um número de cerca de 60 empreendimentos fomentadores da economia solidária. “Pensando no fortalecimento desses grupos, para continuidade de geração de renda, que se propôs as prioridades e estratégias para políticas públicas”, enfatiza um dos coordenadores dos trabalhos, Luiz Gonzaga Azzi, da Cáritas Diocesana. Luiz explica que a economia solidária busca justamente o contraponto ao capitalismo. “Nela procuramos desenvolver as atividades econômicas com ética, de consumo e preço, sem acabar com os recursos naturais”. Desse encontro, que reuniu participantes de diversas instituições como Associação de Moradores do bairro Coral, Uniplac e Udesc , foram eleitos 18 delegados que participarão da Conferência Estadual, sendo eles oito representantes dos empreendimentos da economia solidária, quatro gestores públicos e outros quatro da sociedade civil. A próxima fase tem caráter preparatório para o processo nacional de Conferências marcada para o período de 16 a 18 de junho de 2010, em Brasília/DF, tendo como tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.