Exposição de trabalhos artesanais do projeto Uniplac Construindo Cidadania está na biblioteca da universidade

A biblioteca da Uniplac recebe nesta semana a exposição dos trabalhos artesanais que integram as atividades do Projeto de Extensão “Uniplac Construindo Cidadania” (UCC). No Presídio Regional de Lages, com um grupo de detentas é realizado como desdobramento do Projeto UCC, o projeto “Bem Me Quer”, onde as mulheres presas realizam diversos trabalhos manuais de tapeçaria, crochê, tricô, patchwork, bordados e fuxicos. O projeto é baseado na economia solidária, ou seja, todo o material produzido será comercializado em feiras e o lucro é dividido entre o grupo de mulheres, para que cada uma invista em seu próprio desenvolvimento social. Já com o grupo de detentos da cadeia pública de Anita Garibaldi são desenvolvidos trabalhos artesanais como tapetes e bolsas de couro, objetos diversos de madeira, brinquedos e maquetes de papel reciclado, entre outros. A exposição mostra também o andamento do trabalho das detentas participantes do “Bem me Quer”, pois algumas peças ainda estão sendo finalizadas. As atividades de criação artesanal do Presídio Regional de Lages acontecem paralelamente às aulas de alfabetização e as orientações dePedagogia, Psiciologia, Serviço Social e Direito, propiciadas pelo Projeto de Extensão da Uniplac em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Lages e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Os trabalhos manuais do “Bem Me Quer” são orientados de forma voluntária pelas professoras da UNIPLAC, que participam do grupo de trabalho do Projeto UCC.