Grupo realiza o 5º Simpósio com discussões acerca da doença de Alzheimer

Simpósio sobre Alzheimer aconteceu nesta quinta-feira (27) na UNIPLAC O Grupo de Apoio para Familiares de Idosos com doenças crônicas de alta dependência realizou nesta quinta-feira à noite, dia 27, na UNIPLAC, o V Simpósio da Serra Catarinense de Alzheimer e o I Simpósio da Serra Catarinense sobre o envelhecimento. O evento marca o período de comemoração das ações acerca da doença de Alzheimer assim como o Dia do Idoso, celebrado também no dia de ontem. A programação do Simpósio teve sua abertura com a apresentação do grupo de Idosos “Alegria”, do Bairro Petrópolis e em seguida o pronunciamento do Reitor Elson Bastos e da Coordenadora do Grupo de Apoio Priscila Schneider. Com o tema “Alzheimer, quanto antes descobrir mais tempo você terá para lembrar”, o Simpósio trouxe a Palestra “Atividade Física e Envelhecimento Saudável”, com o educador físico Msc. Luiz Alberto Fraga, além de duas mesas redondas, a primeira com o tema “Envelhecimento e envelhecimento cerebral” com o Geriatra Dr. Willian Felipe de Moraes e o Neurologista Dr. Silvio Luis Frandoloso, e a segunda com o tema “Família no Estágio Tardio da Vida”, com os familiares de idosos e a equipe do Grupo de Apoio para Familiares de Idosos com Doenças Crônicas de Alta Dependência. O objetivo do evento, assim como da atuação do Grupo de Apoio através de projeto de extensão universitária, é a mitigação do preconceito com as pessoas portadoras das doenças de alta dependência e, principalmente, dar suporte aos familiares e cuidadores destas pessoas, através da realização de atividades constantes e da disponibilização de informações acerca das doenças.