Exposição Arte e Educação está na biblioteca da UNIPLAC

Peças foram criadas a partir da reutilização de resíduos Arte e educação ecológica foram os meios que permearam o trabalho realizado pelos alunos do período integral da EEB Marechal Eurico Gaspar Dutra em Curitibanos SC com base nas obras do artista Vik Muniz, que pode ser visualizado até dia 30 de setembro, 8h às 22h, na biblioteca da UNIPLAC. A proposta foi apresentada pelo arte-educador João Moraes depois que os alunos assistiram ao filme “Lixo extraordinário” direção de Lucy Walker em 2009. Depois de coletados os resíduos, professor e alunos fizeram a seleção dos materiais e deram início ao desafio de preencherem minuciosamente desenhos reproduzidos pelo professor. O projeto mostra que é possível agregar valor as matérias descartadas denominadas “lixo” no ensino da arte, ou seja, criatividade e consciência ecológica sendo aplicadas no processo educativo. Os materiais não convencionais vêm sendo utilizados em grande escala por educadores, artesãos, artistas, designers e indústrias nacionais e internacionais que têm como filosofia empresarial manter-se no mercado, ser motivo de exemplo em relação à reutilização e destinação correta dos resíduos e cuidados com o meio ambiente. A exposição é uma realização do SESC, com o apoio da UNIPLAC.