TEST DRIVE 2012: Mais uma edição de sucesso da Feira das Profissões da UNIPLAC

Cursos têm a oportunidade de serem divulgados diretamente a seu público alvo Os visitantes do TEST DRIVE – Feira das Profissões da UNIPLAC puderam conhecer toda a estrutura da Universidade, seus laboratórios – Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia, Enfermagem, Física, Latiens, e outros dentre os mais de 70 existentes no Campus – e, principalmente, cada um dos cursos de graduação oferecidos. Durante o evento realizado ontem (19) e hoje (20), nos três períodos, acadêmicos, professores e coordenadores dos 26 cursos de ensino superior da UNIPLAC estiveram à disposição em espaços especialmente montados, prestando informações sobre a graduação e também sobre a profissão a que se refere. Estrutura chama a atenção dos alunos Foram muitos os comentários de surpresa por parte dos estudantes visitantes sobre a estrutura da universidade. Uns porque nunca tinham entrado no Campus e “da rua a universidade parecia menor”. Outros porque só relacionavam a universidade com a sala de aula. Pois bem, a maioria deles reconheceu que muito mais que a teoria, a UNIPLAC também se preocupa com a prática acadêmica, ou seja, que os acadêmicos possam ainda nos bancos da universidade, ter algum tipo de contato com a atividade profissional. Seja pelo uso dos laboratórios de cada área, seja pelos estágios curriculares ou ainda através dos projetos de extensão, em que o acadêmico, sempre com a orientação profissional, passa atuar junto a comunidade. Professores das Redes de ensino aprovam a ação É comum entre a maioria dos professores das redes de ensino pública e privada que acompanhava seus alunos na visita a opinião de que é uma experiência muito valiosa participar do Test Drive. “Os alunos acham que não podem fazer parte deste mundo [a universidade] e vindo aqui eles percebem que não é assim”. Afirmou a professora Mirian Bendlim, que acompanhou os alunos da E.E.B São Judas. A professora Leda Vieira, da E.E.B Francisco Manfrói também concorda: “eles se deparam com uma realidade de que não fazem ideia, e estar aqui gera um conhecimento enorme para os alunos”. Os professores também comentam da contribuição para o futuro dos jovens que participam do evento, pois mesmo que eles optem por outras instituições de ensino, já conseguem ter um contato próximo com profissionais e com elementos da profissão que escolherem. O mais importante: os estudantes se demonstraram contentes com a oportunidade O evento deste ano conta, ao todo, com cerca de 3 mil visitantes e nota-se na maior parte destes o interesse por alguma das atividades apresentadas. Os coordenadores que auxiliam na recepção, comentam do foco e do interesse dos alunos. “Um público bem participativo, que questiona e busca informações”, comentou a Profa. Sabrina (Curso de Sistemas de Informação). Em conversa com os alunos o setor de Comunicação da UNIPLAC colheu muitos depoimentos interessantes, como do aluno da E.E.B. Pe. Antonio Trivelin (Painel) Luiz Mateus de Brito, que agora já sabe um pouco mais das suas áreas de interesse profissional. “Gostei muito da Medicina e também me chamou atenção a área de Ciências Biológicas, mas acho que vou sim tentar Medicina”, ele comenta. Outros alunos ainda definiram sua profissão a partir da visita, como Higor de Lourenci, aluno do SENAI, que após conversa com os acadêmicos e o coordenador do curso, saiu decidido a cursar Engenharia Civil. O cantinho dos recados, um espaço preparado para o descanso dos visitantes e também para que eles pudessem deixar um recado para a UNIPLAC, também demonstrou a aprovação dos acadêmicos. Entre sugestões de novos cursos, parabenização por diversos aspectos apresentados e agradecimentos, apareceram muitos comentários divertidos e outros bem diretos como o de um dos alunos do CEDUP: “Show de Bola! Aprendi muita coisa”. Os alunos também contribuíram e fizeram sua parte respondendo a uma pesquisa realizada pela universidade. A partir dos dados da pesquisa os alunos também participam de um sorteio de brindes oferecidos pelas empresas parceiras do evento. Em resumo, a UNIPLAC está sempre de portas abertas para comunidade com todos os seus setores à disposição para informar a todos os interessados, mas o Test Drive é realmente um momento especial da universidade.