Projeto de extensão visa empregabilidade de pessoas com necessidades especiais

O projeto de extensão da UNIPLAC “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, teve início em maio e é coordenado pela professora da Vivian Fátima de Oliveira, com o objetivo principal de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O projeto, através da atuação de sua coordenação, professores e acadêmicos, voluntários e bolsistas, estabelecerá uma comunicação entre as empresas, indústrias, estabelecimentos comerciais do município de Lages SC, com as entidades que atendem pessoas com deficiência, viabilizando a inclusão e permanência dessas pessoas no quadro pessoal, bem como buscará compreender a forma como essas pessoas são vistas pela empresa. Para isto ele conta com o apoio de instituições como ACIL, CDL, Sindicato dos Trabalhadores de Lages, SINE e o envolvimento de entidades como a APAE, ASDEF, ADEVIPS, AMA, APAS. Muito mais que atuar para a conscientização das empresas de sua responsabilidade quanto ao cumprimento da Lei de Cotas, o projeto busca a garantia das boas condições de trabalho para as pessoas com deficiência, permitindo a melhoria em um setor importante da sociedade - 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência - e a atuação prática dos acadêmicos dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Licenciatura em Educação Especial envolvidos. O projeto terá duração de sete meses e já realizou a etapa de mapeamento das entidades de pessoas com deficiência e fará ainda o levantamento das vagas existentes para estas pessoas, as entrevistas psicológicas com as pessoas com deficiência e a articulação para capacitação destas pessoas e a assessoria para as empresas dentro da área das demandas de cada deficiência.