Professores da UNIPLAC recebem esclarecimentos da Intervenção

Na noite de ontem, 05 de setembro, o Conselho de Administração da Fundação UNIPLAC, por meio de sua Presidente Luci Ramos e do Interventor Walter Manfrói, realizou mais uma reunião informativa com seus colaboradores, desta vez com os professores da Universidade, realizada no CCJ UNIPLAC. Seguindo a pauta previamente informada, na reunião foram demonstrados os últimos resultados da intervenção – aquisições de equipamentos, melhorias realizadas, abertura de novos cursos e a negociação das dívidas da Fundação UNIPLAC – assim como foi esclarecida a negociação da hora atividade e a proposta pautada para a Assembleia Geral dos professores, que será realizada no próximo dia 10 de setembro. A hora atividade, que é o valor pago aos professores pelo trabalho de preparação e planejamento das atividades e conteúdos, foi suspensa conforme Ato Interveniente nº 01, no ano de 2008, motivada pela situação econômico-financeira em que a Universidade se encontrava. Desde o ano seguinte, 2009, através da ação do Sindicato dos Professores, a hora atividade vem sendo negociada judicialmente, tendo como proposta acordada o pagamento pela Fundação UNIPLAC de 75% do débito em 60 meses a partir de março de 2013. “A situação econômico-financeira da Fundação está muito melhor do que no ano de 2008, mas apesar disso ainda depende do acompanhamento da intervenção”, salientou Walter Manfrói. O Interventor esclareceu ainda, sobre a permanência da intervenção, que ela independe de fatores externos. “Ela acontece por tempo indeterminado e cabe à justiça analisar e suspender a ação intervencionista”. Fica claro, portanto, que não há prazo para o seu final e que mesmo com a troca do comando municipal, a intervenção seguirá no auxílio à gestão da Fundação UNIPLAC. Ao final, Manfrói reiterou que o objetivo dele como Interventor é a busca de soluções, pensando sempre na instituição UNIPLAC e “que a reunião acontece para mostrar ao seu corpo docente que a Universidade está de pé e que assim continuará através do trabalho de todos”.