Estudantes Americanos estão na fase final do período de intercâmbio na UNIPLAC

Estão em intercâmbio na UNIPLAC, em formato de estágio desde o início de julho três acadêmicos da Universidade do Estado de Nova York, Campus de Oswego, que vieram ao Brasil através do Projeto Puma, que em Lages é realizado em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense. Ryan Laughlin, Brandon LaBumbard e Nicole VanDeuson, são beneficiados pelo “Laboratório Global”, um programa do Governo dos EUA que visa enviar estudantes para outros países em busca da ampliação do conhecimento, com bolsas de estudo. Sob a supervisão do Prof. Marcelo Mazzolli (UNIPLAC), os estudantes estiveram do dia 16 ao dia 29 de julho em expedição na Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo. Lá os estudantes realizaram trabalho de pesquisa principalmente com a onça pintada, além de outros mamíferos e animais da região. “Vimos espécies todos os dias, como macacos, quatis e várias espécies mais facilmente identificadas visualmente e ainda outras espécies identificadas por rastro”, afirma o Prof. Mazzolli, que diz que cada um dos três estudantes estará desenvolvendo um pôster para levar para a sua universidade e que esta semana eles estão focados na finalização de um relatório do estudo realizado na expedição. Segundo Mazzolli, cada um analisa um aspecto diferente. Ryan está criando uma lista atualizada de espécies para a reserva, através de uma busca refinada comparando as bibliografias gerais, com estudos específicos da região e também com o que foi encontrado pela equipe durante a expedição. Nicole está fazendo um mapa de distribuição das espécies, da localização delas na reserva de Sooterama. Já Brandon está analisando a diversidade de espécies, a quantidade de espécies nas áreas da reserva. O material resultante do trabalho dos estudantes vai auxiliar na catalogação das espécies, servindo como base tanto para os gestores desta importante reserva brasileira, que é Sooterama e também para o Projeto Puma, já que a reserva é um dos pontos que registram a existência da espécie foco de suas pesquisas, o puma e sua família, neste caso, a onça pintada. O objetivo final é o auxílio na conservação destas espécies e da reserva como um todo. Os estudantes retornam à Nova York no dia 11 de agosto, levando uma série de experiências. “Formação de redes, expansão de ideias e aprendizado sobre outros lugares, ganhar a perspectiva global, antes restrita apenas ao local onde agente vive ou estuda e poder expor ideias nesses lugares, com outros profissionais”, estes são os fatores enumerados por Brandon, um dos estudantes americanos, como a garantia de estarem retornando satisfeitos com o intercâmbio.