Grupo de estudos da UNIPLAC defendeu trabalho em evento internacional na UFRJ

O trabalho desenvolvido pelo grupo multidisciplinar de estudos, formado pelas professoras Bruna Meurer Antunes, do Curso de Psicologia, Yalin Brizola Yared, do Curso de Biologia, Maria Cândida Melo Pereira e Kátia Marlowa, do Curso de Letras e também pelo acadêmico de Psicologia Diogo França Machado, tem o tema “tema “O sujeito homoerótico sob o prisma da heteronormatividade: uma análise em torno do filme ‘Minha vida em cor de rosa’” e foi aceito no congresso internacional Queering Paradigms IV, que aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, entre os dias 25 e 28 de julho de 2012. O trabalho teve o objetivo de analisar os engendramentos em torno dos processos que circundam a formação da identidade de gênero por meio das nuances abordadas no filme francês. “O trabalho foi muito elogiado pelos de mais participantes do congresso, principalmente por se tratar de um grupo multidisciplinar que trabalhou um mesmo tema”, comenta a Profa. Maria Cândida, co-autora do trabalho. As professoras também trouxeram as impressões do evento que, segundo elas, teve um nível muito bom de participantes, com pessoas de diversos locais do Brasil e do mundo e uma organização ímpar, que contou com a participação integral dos acadêmicos de ambas as universidades promotoras. A Profa. Yalin diz que o grupo foi muito bem recebido e que receberam um grande incentivo. “O incentivo foi demonstrado através de sugestões, tanto de complementos para o nosso tema, quanto de literatura e autores, que contribuirão com a continuidade de nosso estudo”. Yalin falou também que o trabalho do grupo da UNIPLAC chamou atenção tanto pela sua formação multidisciplinar e também pelo surgimento do estudo em uma universidade do interior, em uma região em que ainda predominam as características de uma sociedade patriarcal.