Seminário das Licenciaturas: desafios da docência

Na sexta feira, dia 10 de agosto de 2012, no Auditório do CCJ da UNIPLAC, no horário das 19 h às 22horas, acontecerá um momento de reflexão sobre a Formação e atuação docente na Região da Serra Catarinense, numa parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Coordenação de Graduação, setor de Projetos e Apoio Pedagógico e a Coordenação Local do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O seminário contará com uma palestra com a Profa. Dra. Marilane Maria Wolff Paim, da Universidade da Fronteira Sul - UFFS. O evento visa envolver os alunos das licenciaturas que estão em processo do Estágio Curricular Obrigatório ou que vivenciam práticas escolares, propiciar a reflexão dos professores em exercício garantindo-lhes assim sua própria formação continuada e também repensar as práticas pedagógicas dos professores formadores, e socializar a implantação na UNIPLAC do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/Capes que tem por objetivo fomentar a formação inicial de profissionais do magistério valorizando a formação continuada do professor da Educação Básica articulada diretamente com os cursos de Licenciatura. Para tanto, o seminário conta com a participação de todos os sujeitos envolvidos neste e nos próximos encontros em que continuará sendo analisando o processo de formação e de atuação docente seja em nível de Educação Superior e/ou de Educação Básica, inclusive com socialização de experiências pedagógicas tanto da universidade, quanto das Secretarias Municipais e/ou estaduais, ou rede particular de ensino. Além da participação no seminário, todos os professores da rede pública e/ou privada que atuam na Educação Básica que receberam ou receberão alunos-estagiários em suas salas de aula, também terão a possibilidade de serem certificados pelo período de acompanhamento dos estagiários. Nesta segunda-feira, 06 de agosto, aconteceu um encontro preparatório para o Seminário, com a participação da Reitoria da universidade, da Fundação UNIPLAC, e dos parceiros na realização do evento, além de alunos de licenciaturas e professores da rede de escolas envolvidos, para a discussão prévia e explanação dos planos para a instituição e implantação do Pibid.