Projeto de Ginástica Laboral em funcionamento na UNIPLAC

Desde outubro de 2011 está sendo desenvolvido o projeto Ginástica Laboral UNIPLAC, direcionado a todos os colaboradores da Universidade com o objetivo de prevenir doenças ocupacionais, através de exercícios físicos de caráter compensatório e atividades diversas. A acadêmica do curso de Educação Física Naira Fava orienta as atividades que são realizadas três vezes por semana nos diversos setores da UNIPLAC. São alongamentos, exercícios com repetição, massagem e relaxamento, que permitem ao colaborador deixar por alguns minutos a tensão da atividade do trabalho e relaxar com as atividades. Naira comenta dos bons resultados que a ginástica laboral pode trazer se realizada de forma constante: “As pessoas passam horas em posições anatômicas que fogem dos conceitos de ergonomia adequados, fator gerador das Lesões por Esforços Repetitivos – LERs e a ginástica laboral frequente contribui para a diminuição das tensões acumuladas minimizando as chances de desenvolvimento destas lesões”. Naira fala também das possibilidades de integração entre os funcionários durante as atividades, o que contribui para a melhora na atuação profissional. O projeto acontece três vezes por semana à tarde, com a visita da estagiária em cada setor e conta com a supervisão do Professor de Educação Física Luiz Alberto Correa Fraga.