Laboratório do Curso de Pedagogia da UNIPLAC, a brinquedoteca auxilia nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil

A brinquedoteca UNIPLAC foi inaugurada há menos de seis meses com o objetivo de disponibilizar um espaço lúdico e educativo diferente dos ambientes formais de educação, com uma proposta humanizadora para a educação infantil. Esta proposta faz parte dos novos parâmetros de ensino que incluem novos formatos dentro do processo ensino-aprendizagem. Os estagiários, acadêmicos do curso de Pedagogia analisam a vivência da brincadeira, na brinquedoteca, como estímulo para o conhecimento, pois as crianças, que têm acesso a diversos tipos de brinquedo, criam associação com a vida em família e com a sociedade, aguçam os sentidos, criam percepção. Segundo a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Marileia Wolff Tubs, a brinquedoteca permite a complementação do trabalho realizado em sala de aula. “Socialização, inclusão, opção profissional, troca, união e ajuda, são alguns dos temas reforçados pelo uso da brinquedoteca”, afirma a Profa. Marileia, que diz ainda que também são reforçadas as características de senso de organização, criatividade e também a fala das crianças. A brinquedoteca é mais um espaço para a prática acadêmica do aluno de Pedagogia e pode ser utilizada por todos os Centros de Educação Infantil - CEIMs de Lages, mediante agendamento prévio. A estrutura foi criada pela Fundação UNIPLAC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lages.