Parceria entre UNIPLAC e escolas é reforçada através do PIBID

A grande parceria existente entre a Universidade do Planalto Catarinense e as Escolas de Educação Básica será reforçada a partir deste segundo semestre de 2012 com a implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. O programa instituído pela CAPES selecionou 250 projetos de Universidades de todo o país e visa a aproximação dos alunos dos cursos de licenciatura da realidade da educação escolar. Para isto os professores das escolas que participarão do projeto, que lecionam nas áreas de Arte Educação Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia, receberão bolsas para supervisionar o trabalho dos acadêmicos bolsistas. Serão 47 bolsas para acadêmicos e nove bolsas para professor supervisor. Também atuarão no Programa os coordenadores de área, que são os coordenadores dos cursos de graduação em licenciatura nas áreas já citadas e o coordenador institucional responsável pela articulação e coordenação geral do projeto. Os professores supervisores estão sendo selecionados através do Edital 105/2012 da UNIPALC, lançado hoje, que está com inscrições abertas até dia 23 de julho, próxima segunda-feira. As escolas escolhidas para participação do projeto são: EMEB Aline Giovana Schimidt, EMEB Frei Bernardino; EEB Gen. José Pinto Sombra, EEB Melvin Jones, EMEB Osni de Medeiros Régis, EMEB Nossa Senhora dos Prazeres, EEB Cora Batalha da Silveira e EEB Godolfin Nunes de Sousa. Elas foram definidas pela UNIPLAC considerando os índices do IDEB e da Prova Brasil de 4ª e 8ª séries. O programa inicia em agosto de 2012 e vai até julho de 2013. O prazo para inscrição de acadêmicos bolsistas acaba hoje, dia 20 de julho.