UNIPLAC e Rede Guarani estudam parceria com empresa de projetos ambientais

Na Reunião realizada ontem, dia 10, entre a Diretoria Executiva da UNIPLAC e a empresa Consiliu Meio Ambiente e Projetos, com a participação da Gerência da MIDILages e dos biólogos responsáveis pelas metas da Rede Guarani Serra Geral na UNIPLAC, foram iniciadas as tratativas para formalização de parceria através de termo de cooperação entre as instituições, para o desenvolvimento de ações que propiciem a recuperação e preservação de áreas ambientais em recomposição como da UHE Garibaldi, entre outras. A Consiliu vem fazendo há algum tempo doações de sementes para a estufa da Rede Aquífero Guarani,implantada na UNIPLAC, abastecendo a produção de mudas que têm sido pulverizadas através dos trabalhos em parceria com instituições de Lages e região, que realizam plantios em áreas de recomposição. O último plantio de mudas aconteceu no mês de maio sob a supervisão do Professor Tassio Dresch (UNIPLAC/EPAGRI), em uma área próxima a Rodovia SC 438, nas intermediações da localidade de Pedras Brancas. Cerca de 50 escoteiros do grupo Heliodoro Muniz participaram da ação e conheceram mais sobre o Aqüífero Guarani. Os jovens plantaram cerca de 150 mudas de árvores nativas em uma área próxima a um riacho que corta a propriedade ajudando com isso a recompor e adensar a mata ciliar daquele local. Além da parceria com a Consiliu, a Rede Aquífero Guarani e também o Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – IABio/UNIPLAC vem reforçando as parcerias já existentes, como o Rotary Clube Alvorada, o Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, EPAGRI, a Policia Ambiental de Lages e pretendem ampliar a rede de parceiros com vistas à realização de ações de proteção ao meio ambiente e, principalmente, às águas.