Estudantes Americanos estão na UNIPLAC em preparação para expedição do projeto PUMA

Estão em intercâmbio na UNIPLAC, em formato de estágio com duração de quatro semanas três acadêmicos da Universidade do Estado de Nova York, Campus de Oswego, que vieram ao Brasil através do Projeto Puma, que em Lages é realizado em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense. Com uma iniciativa do Governo dos EUA, o “Laboratório Global”, que visa enviar estudantes para outros países em busca da ampliação do conhecimento, com bolsas de estudo, é que se deu a vinda dos três americanos que estão em treinamento no Laboratório de Ecologia UNIPLAC sob a supervisão do Prof. Marcelo Mazzolli, auxiliando-o na preparação da expedição para o Espírito Santo onde é desenvolvido um projeto na Reserva Biológica de Sooretama. Ryan Laughlin, Brandon LaBumbard e Nicole VanDeuson, se consideram satisfeitos com o intercâmbio. “Formação de redes, expansão de ideias e aprendizado sobre outros lugares, ganhar a perspectiva global, antes restrita apenas ao local onde agente vive ou estuda e poder expor ideias nesses lugares, com outros profissionais”, estes são os fatores enumerados por Brandon LaBunbard, um dos estudantes americanos. A viagem ao Espírito Santo acontece no dia 10 de julho e lá reunirá outros estudantes de vários locais do Brasil, onde durante cerca de duas semanas acontece a expedição com tarefas a serem cumpridas pelos estudantes, com apoio de auxiliares que já estiveram em outras expedições, além do Instituo Marcos Daniel, uma ONG, ligado à Universidade de Vila Velha que também dará suporte à atividade. Os estudantes americanos farão parte de uma equipe que pesquisará principalmente a onça pintada, além de outros mamíferos e outros animais da região, estudo que resultará em um trabalho para auxiliar na conservação destas espécies e da reserva. O Prof. Mazzolli, salienta a importância do intercâmbio como agregador de experiências, pois os estudantes terão acesso à toda a estrutura da Universidade, utilizarão das facilidades dela e conhecerão as atividades que trabalham a conservação dentro da UNIPLAC, além das instituições Projeto Puma, IABio e Rede Guarani Serra Geral. O professor também ressalta que a expectativa é de que, em breve, acadêmicos da UNIPLAC também possam estar em outros países.