Projeto em funcionamento na UNIPLAC há cerca e dez anos é modelo para área de gestão ambiental

A convite do SESC, a funcionária da UNIPLAC Juliana Amarante esteve na última sexta-feira, dia 29 de junho, no teatro do SESC, expondo para cerca de 80 alunos com idades entre 8 e 10 anos da instituição o Projeto “Sistema de Captação da Água da Chuva” implantado na UNIPLAC e que vem trazendo bons índices de economia e um bom resultado como ação em gestão ambiental. A apresentação vem de uma sequência, onde anteriormente o projeto foi também apresentado em uma capacitação de professores, no curso de formação continuada realizado em uma parceria entre o Projeto Arte Vida Verde/SESC e Rede Guarani Serra Geral/UNIPLAC. O projeto da UNIPLAC foi implantado em há cerca de dez anos, quando da ampliação dos prédios da Universidade sob a coordenação da então vigente na Universidade Comissão de Biossegurança e Gestão Ambiental. Já a divulgação do Sistema de Captação da UNIPLAC é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Juliana Amarante e Lucimara Silveira que em 2005, realizou o levantamento do sistema, e a aferição de quanto exatamente era a economia gerada pelo sistema e de sua eficiência. Estes cálculos demonstraram a economia de cerca de 50% da água tratada. Da estrutura da Universidade o Bloco II e também os prédios do Centro de Ciências Jurídicas e Centro de Ciências da Saúde contam com o funcionamento do sistema, onde ocorre a captação da água da chuva pelo telhado, que após coletada a pelas calhas, corre por uma tubulação, apenas por força mecânica, para armazenamento em 10 caixas com capacidade para 1000 litros cada. Esta água armazenada serve para uso nas descargas dos mictórios dos banheiros da Universidade, ou seja, é utilizada para fins não potáveis. “Como um de nossos objetivos no trabalho de conclusão de curso era a divulgação do sistema, sempre que surge a oportunidade fazemos estas ações de levar ao conhecimento da população a existência deste trabalho”, comenta Juliana, que vê ainda o sistema de captação como forma de demonstrar a possibilidade de implantação prática da gestão ambiental, “ainda mais na Universidade, que é referência na comunidade, como um exemplo a ser seguido” reforça Juliana. O Sistema de Captação da Água da Chuva foi premiado pela WWF do Brasil e pela Agência Nacional das Águas – ANA.