UNIPLAC receberá bolsas do PIBID através de aprovação em edital da CAPES

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid visa à concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Pibid e demais despesas a ele vinculadas. Submeteram propostas instituições de educação superior públicas, filantrópicas, confessionais ou comunitárias para concorrer através do edital da CAPES nº011/2012ª a cinco modalidades de bolsas de estudos e pesquisas. Foram selecionadas 250 propostas demandando cerca de 50.000 bolsas entre novas e antigas (propostas reeditadas. A UNIPLAC teve sua proposta aprovada e receberá 47 bolsas para os acadêmicos, 9 bolsas para os professores supervisores, que são os professores de escola pública que orientem os bolsistas, além de bolsas para o coordenador institucional e os coordenadores de área, que são os coordenadores dos cursos de graduação envolvidos que são: Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática, Música e Pedagogia. As escolas que receberão os bolsistas para o desenvolvimento do projeto foram definidas pela UNIPLAC considerando os índices do IDEB e da Prova Brasil de 4ª e 8ª séries. Nas escolas os acadêmicos trabalharão com alunos do ensino fundamental, sob a supervisão dos professores que lá atuam e que também receberão bolsas. Ao todo são seis escolas envolvidas. A Profa. Vera Rejane Coelho ressalta a importância do apoio de um editais externos de instituições de apoio como a CAPES para reforçar o trabalho feito institucionalmente. “A Universidade não terá despesa alguma com o Pibid, pois além de todo o incentivo financeiro aos acadêmicos e supervisores através das bolsas, a Capes também fornece uma verba de material permanente”, afirma a Professora que, por prerrogativa do projeto responde como Coordenadora Institucional do Pibid na UNIPLAC. Os participantes receberão bolsas mensais, conforme edital, durante toda execução do projeto que acontecerá até de agosto de 2012 até julho de 2013. Vale ressaltar os esforços e a cooperação entre as áreas da Universidade de Coordenação de Graduação, Projetos e Apoio Pedagógico (ProAPe), as coordenações de cursos, além do apoio da Fundação UNIPLAC para que proposta pudesse ser implementada e aprovada.