Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde é realizado na UNIPLAC

Desde o início do ano de 2011 a Uniplac tem seguido à risca o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O projeto piloto acontece no Centro de Ciências da Saúde da UNIPLAC e é conduzido pela funcionária Juliana Amarante, que é responsável pelo trabalho de orientação com todos os acadêmicos dos cursos de saúde e também com os funcionários, técnicos e os trabalhadores em serviços gerais. “Trabalhamos para que a Universidade se torne referência, se torne exemplo para comunidade acadêmica e externa”, relata Juliana. “Além disso, estes processos auxiliam na preservação do meio ambiente e da saúde, evitando doenças”, ela completa, exemplificando resultados, pois houve a redução de acidentes com materiais perfurocortantes, com funcionários e acadêmicos, já que agora os materiais são separados corretamente. Os resíduos de serviços de saúde são classificados em materiais contaminados, recicláveis e não recicláveis, sendo os primeiros recolhidos por uma empresa especializada. Já os recicláveis e não recicláveis numa parceria com a Coopercicla são recolhidos semanalmente. A Universidade ganha na destinação sem ônus dos materiais e a cooperativa na recepção de recicláveis para comercialização. O projeto tem estimativa de extensão para todos os demais setores da Universidade.