Edição 2012 da Mostra Científica e Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIPLAC superou as expectativas

Encerrada ontem a XVI Mostra Científica e XV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão trouxe desde o dia 28 atividades diversas, entre oficinas, grupos de trabalhos, cinemateca, painéis e palestras, visando integrar as três áreas base da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. A mostra permitiu a exposição e apresentação da produção científica de acadêmicos, professores e pesquisadores em geral e a discussão dos temas trazidos para os grupos de trabalho. É o caso da Oficina Teatral Baseada no texto “Uma branca sombra pálida”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade, que reúne professores pesquisadores de diversas áreas da UNIPLAC e também acadêmicos. A palestra de encerramento da Mostra trouxe o tema “Sistema Prisional e a Redução de Danos”, ministrado pelo Juiz da Vara da Família, Dr. Alexandre Takashima. O Dr. Alexandre falou da experiência vivenciada por ele na Itália em um curso da ONU, em que a presença de uma universidade no sistema prisional influenciou de forma importante e positiva na recuperação dos presos. Ele julga válido o modelo e afirma ser possível que se chegue aos mesmos resultados com o trabalho realizado pela UNIPLAC através dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, há cerca de um ano dentro do sistema carcerário de Lages e região. Trata-se do Projeto “UNIPLAC construindo Cidadania”, que tem seus moldes na educação, alfabetização e letramento a partir da economia solidária e como enfatizou o Dr. Alexandre no “dialogo entre direito e as demais ciências, buscando a cidadania e a prevenção pelo amor”. A edição 2012 da Mostra Científica demonstrou crescimento comparado aos anos anteriores, o que deixou sua comissão de organização satisfeita. “Sinto-me feliz com um público grande como o que tivemos reunido em torno do ensino, da pesquisa e da extensão”, relata a Profa Everley Rosane Goetz, Gestora de Pesquisa da UNIPLAC. “Foi um grande avanço o crescimento da inscrição de trabalhos e também da qualidade deles”, ela completa. Foram 1925 participantes inscritos, 256 trabalhos e 58 painéis em exposição em 2012 na Mostra Científica.