Sistema da UNIPLAC está em fase final de reestruturação

A ação de manutenção pela qual o sistema de processamento de dados da UNIPLAC passa nos últimos dias é parte das melhorias propostas pelo Núcleo de Informática UNIPLAC- NIU, visando o melhor fluxo de informações e adequação de servidores à estrutura atual da instituição. A manutenção já havia já sido planejada em dois momentos diferentes, tendo que ser prorrogada por solicitação externa ao setor. No último dia 17 do corrente, em função de uma falha em um dos servidores, o sistema não teve condições de ser disponibilizado ao acesso. Teve início, então, o processo de migração das informações. Essa migração atravessou o final de semana e se estende até o presente momento. A Gerente do NIU Jussara Todeschini esclarece que os processos necessários para esta migração, são procedimentos normais e que demandam um certo tempo e que, em todas as situações, é previsto “o fator surpresa”, que neste caso, é o tempo de importação e exportação dos dados/aplicativos. “Nenhum dado foi perdido. Toda a base de dados da Universidade já está no novo servidor. No momento estão sendo transferidos os aplicativos (programas)”. Ela ressalta ainda que, “como acontecem alguns eventos importantes nesse período na Universidade que envolvem inscrições, optamos por disponibilizar o acesso ao site, enquanto isso outros aplicativos estão sendo processados”. Na data de hoje, 24, estão migrando os aplicativos do Sapiens e em seguida do sistema da biblioteca(Pergamum). Para finalizar e esclarecer, Jussara explica que o processo de reestruturação se divide em fases. “Iniciamos em outubro de 2011, com o Projeto de Inovação da wireless nos blocos I e II; estudo/planejamento referente à renovação de servidores e distribuição dos aplicativos nos mesmos. Neste último mês, finalizamos a substituição de todo o cabeamento da rede no prédio da reitoria, procedimento este, que se estenderá por todo o campus”. Paralelamente a essa ação, foi refeita toda a instalação elétrica no CPD, dando condições de migração para servidores realmente dedicados e a conclusão do projeto da wireless em todo o campus. Vale ressaltar que os demais aplicativos, estão disponíveis desde o dia 22 de maio, no período da tarde. A Universidade conta com o entendimento de seus professores e acadêmicos.