Acadêmicos do curso de Especialização em Saúde Ambiental da UNIPLAC realizam atividade de campo

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Ambiental da UNIPLAC realizaram no dia 12 de maio trabalho de campo como atividade da Disciplina Ecologia da Ação. O local da visitação foi o Bairro Santa Helena que possui várias nascentes e existência de área de afloramento do Aquífero Guarani. A preocupação do grupo de professores e alunos são as áreas de Preservação Permanente (APP) pois a conservação das APP em áreas urbanas não é importante apenas para a qualidade dos recursos hídricos, solos e preservação da biodiversidade, ela tem ainda a função de melhorar a qualidade ambiental do local, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população. No entanto o que se contatou foram nascentes contaminadas com efluentes de esgoto doméstico e até por uma estação de tratamento que despeja o esgoto numa nascente. Outro problema ambiental detectado é o lixo espalhado pelo território contaminando a água armazenada no complexo do Aquífero Guarani, além da ocupação desordenada de APPs por habitações irregulares. O objetivo do trabalho foi o ensino dos aspectos ambientais aos acadêmicos, como forma de capacitá-los como multiplicadores de soluções para os problemas em saúde e ambiente. Participaram das atividades os professores Drª Marina Arruda, Drº. Marcelo Mazzolli, Drº. Lilia Kanan, Drº. Anelise Mazziero, Msc Mirian Kuhnen.