Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional: duas primeiras turmas finalizam o curso com a defesa de TCs

A abertura das sessões de defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCs) do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDE turma de Lages aconteceu neste sábado dia 12 de maio, com a presença do Reitor da Universidade, Professor Elson Bastos, da Coordenadora do Programa Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e os demais professores componentes da banca arguidora. O PROESDE é um curso sequencial de formação de agentes regionais promovido pelo governo do Estado de SC. Para cursá-lo o aluno deverá estar matriculado em um curso regular da universidade. As aulas do programa acontecem aos sábados em período integral, com duas turmas de 50 alunos cada, uma na UNIPLAC em Lages e outra no campus em São Joaquim. Os alunos são de diferentes cursos, desde biomedicina, engenharias, até administração. O curso tem seis semestres de duração e acontece na UNIPLAC sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, e a coordenação executiva geral do Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks. O grande diferencial do PROESDE foi a orientação na elaboração dos TCs, onde o problema de pesquisa de todas as investigações foram transformados em uma proposta de política pública municipal, estadual ou federal. “Tivemos excelentes temas desenvolvidos, com trabalhos pertinentes e que poderão contribuir muito para o desenvolvimento regional da Serra Catarinense”, avaliou a coordenadora Profa. Malu Almeida. Além disto, o PROESDE é sediado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE, tendo como professores da maioria de suas disciplinas e como orientadores de projetos os doutores do Mestrado Acadêmico de Educação. Para as alunas do PROESDE, Ana Paula de Oliveira e Laiara Machado Hoepers, ambas acadêmicas do Curso de Direito e primeiras acadêmicas a defender seu trabalho de conclusão, com o tema Educação Ambiental e lixo eletrônico: descarte, reciclagem e reutilização de resíduos eletrônicos, o PROESDE foi muito importante pelo crescimento pessoal e profissional, além da agregação ao currículo. “Não temos ainda a certeza de que iremos atuar como advogadas, mas já somos, com toda certeza, agentes regionais”, afirma Laiara. Já está sendo elaborado o projeto da segunda edição do PROESDE para a UNIPLAC e após as defesas de trabalhos destas primeiras turmas, que acontecem aos sábados nos meses de maio e junho, será realizada uma pesquisa com os egressos do PROESDE focando a mudança que esse curso proporcionou na vida de cada um.