Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense retoma atividades

A Reunião do Conselho Superior do Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – IABio realizada na terça-feira, dia 08, marcou o retorno às atividades frente ao Instituto de seu Presidente, Rivaldo Macari, que estava afastado por motivos de saúde. Importantes Projetos foram aprovados pelo Conselho, bem como atividades de articulação com Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e também Rio Grande do Sul, assim como com Instituições que atuam na área ambiental, para viabilização de atuação conjunta no desenvolvimento de projetos. Epagri, CAV/UDESC, IBAMA, Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina-UNESC são algumas das parcerias a serem implementadas. “São projetos prioritários e desafiadores”, comenta o Sr. Macari, considerando o projeto foco dos trabalhos neste período, desenvolvido em parceria com a Epagri, que tem a recuperação das nascentes localizadas em toda a extensão dos Rios Caronas, Pelotas e Caveiras como prioridade. O projeto terá como base em sua primeira etapa, a participação do IABio em uma chamada pública para obtenção de recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente, para realização do diagnóstico destas nascentes. Para isto, ambas as instituições, Uniplac, através do IABio e Epagri já cadastraram seus técnicos responsáveis. Outra ação a ser desenvolvida pelo Instituto é a condução de um projeto voltado para destinação de recursos provenientes de compensação ambiental identificados no Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental de empresas como, por exemplo, da Usina Hidrelétrica de Pai Querê para as Unidades de Conservação Nacionais como o Parque Nacional de São Joaquim e Parque Nacional do Campo dos Padres, com sede em Santa Catarina. Estes e outros projetos foram pautados para execução nos próximos meses. O IABio é uma instituição sem fins lucrativos de direito privado, mantida pela Fundação UNIPLAC, que atua como incentivadora e como campo de atuação da aplicação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC, e busca a promoção do desenvolvimento ambientalmente sustentável , a recuperação ambiental, a cultura, a pesquisa ambiental, em especial na região da Serra Catarinense.