Eletrobras e Rede Lenhs visitam o LATIENS na UNIPLAC

Na manha desta quarta-feira, dia 25, o Laboratório de Tecnologia e Inovação em Eficiência Hidroenergética em Saneamento – LATIENS recebeu a visita de uma equipe de profissionais entre eles consultores, engenheiros e pesquisadores da Eletrobrás e também o coordenador da Rede Lenhs que é uma rede integrada de laboratórios e centros de pesquisa que visa gerar e disseminar conhecimento em eficiência energética e hidráulica no saneamento ambiental em âmbito nacional. A visita objetivou o conhecimento da estrutura do Laboratório que foi detalhadamente mostrada e apresentada pelo Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UNIPLAC Juliano Leite. O Prof. Juliano ressaltou a oportunidade como muito positiva, já que o objetivo do LATIENS é fazer parte da Rede assim como as funcionalidades do laboratório estão baseadas nos princípios da Rede Lenhs. “Como o LATIENS é o único laboratório com estes moldes no estado de Santa Catarina o objetivo é estar credenciado para poder desenvolver os projetos de pesquisa e extensão nesta área da Universidade dentro da Rede”, diz o professor. “São seis laboratórios, no país, credenciados e este segue os mesmos princípios dos demais”, avalia o coordenador da Lenhs Peter Batista Cheung sobre a possibilidade de credenciamento da UNIPLAC. Ele ainda comenta das inovações trazidas pelo LATIENS “nos sistema de comunicação assim com sistema de bancadas portátil e outros equipamentos eletrônicos, ainda não encontrados nas indústrias, mas já utilizados no laboratório entre outras coisas que vieram a agregar à funcionalidade do laboratório.” O pesquisador Fernando Rodrigues da Silva Jr., do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel da Eletrobrás também comentou da satisfação em conhecer o LATIENS: “É um espaço muito importante, pois há varias Instituições formando profissionais, mas sem laboratórios como este, então nossa ideia é conhecer e saber de que forma podemos contribuir com a Universidade.” Fernando afirmou também que o laboratório tem a capacidade de suprir a carência de profissionais com experiência e visão prática dos sistemas de abastecimento e também de medição de variáveis hidráulicas e elétricas, fator que garante a gestão eficiente de recursos.