Trote Solidário UNIPLAC mobiliza a comunidade para proteção animal

O trote é acadêmico, mas a comunidade é convidada a participar O Trote Solidário UNIPLAC neste primeiro semestre de 2012 tem a proteção animal como tema. Lançado no dia 27 de março, seu objetivo é despertar nos acadêmicos da UNIPLAC a promoção do bem estar e proteção dos animais, a conscientização sobre a adoção responsável e os cuidados e procedimentos com os animais, assim como a integração entre os cursos da Universidade. A ação é baseada na arrecadação de donativos para alimentação, tratamento e higiene dos animais, pelos acadêmicos da Universidade, agrupados por curso, que obterão uma pontuação relativa a cada donativo, sendo premiadas as três equipes que mais pontuarem. Os donativos serão repassados à Associação Lageana de Proteção Animal - ALPA e à Associação Anjos Caninos, entidades que atuam na proteção animal. A Associação Anjos Caninos mantém atualmente 200 animais sobre seus cuidados em uma chácara no perímetro rural de Lages. Os animais são recebidos, em sua maioria, com ferimentos causados por maus tratos e abandonos e na Associação são medicados e alimentados até que surjam interessados para adoção. Em razão de procurar oferecer condições de boa saúde e manutenção para os animais que abriga a Associação está com sua capacidade máxima de recebimento, só aceitando novas entradas quando algum deles é adotado. Já a Associação Lageana de Proteção Animal – ALPA, é uma entidade de caráter assistencial, sem fins lucrativos que desenvolve projetos diversos como Castração de animais para famílias carentes, programa educativo de posse responsável, além da Casa de Acolhimento Temporário – CAT, onde animais permanecem nas casas de voluntários cadastrados até a realização das feiras de adoção. A comunidade externa e os acadêmicos que não se inscreveram, através do seu curso também podem participar bastando para isto trazer até o dia 26 o seu donativo ao SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante da UNIPLAC. A entrega dos donativos às entidades, assim como a premiação aos acadêmicos acontecerá no dia 27 de abril no centro de Convivências da UNIPLAC e é aberta também a participação da comunidade.