Alunos de Jornalismo da UNIPLAC participaram da abertura do FAÇA em Lages

O Festival Audiovisual Catarinense foi aberto oficialmente ontem, dia 12 de abril, no Teatro do SESC em Lages, com um bom público, segunda sua organização. Os acadêmicos de Jornalismo junto com o Coordenador do Curso, Prof. José Luiz Arruda acompanharam o evento que teve a exibição do documentário Bolachas, de Marco Martins, de Santa Catarina, e a ficção A Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, do Rio de Janeiro. Segundo Prof. Jose Luiz está é uma forma dos alunos se integrarem à comunidade através da participação em eventos. “Eles vão vivendo a prática, o dia-a-dia da profissão, pois oficinas e eventos como este aguçam a curiosidade, para a pergunta, a pesquisa e a vontade de aprender e conhecer”, afirma o Professor. Além dos dois filmes convidados para a abertura, 31 curtas-metragens selecionados entre 177 inscritos, serão exibidos nas três cidades onde ocorre o festival acontece, Lages, Blumenau e Florianópolis. “O grande destaque do FAÇA é levar os curtas selecionados, em uma programação pensada por uma curadoria, para três cidades e chamar a atenção de um público que não conhece o cinema produzido no Estado”, diz Guto Lima, coordenador do festival. Em Lages a programação segue hoje (13), com seções que começam a partir das 19h30min e amanhã (14) neste mesmo horário também no Teatro do SESC. Os audiovisuais exibidos concorrem a premiação de R$ 20 mil em dinheiro nas categorias Melhor Ficção, Melhor Animação e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e Melhor Curta segundo o Júri Popular. Durante o festival, também serão realizadas as oficinas de Produção Audiovisual (documentário) e Cineclubismo ontem e hoje: retrospectiva histórica e as perspectivas atuais.