VER-SUS em mais uma edição exitosa na parceria entre UNIPLAC e UFRGS

Programa de vivências e estágios teve resultado positivo segundo seus organizadores O VER-SUS é um Programa apoiado pelo Ministério da Saúde que teve sua segunda edição em Lages, com a participação da UNIPLAC, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande de Sul - UFRGS, PUC/RS, UNICRUZ e ULBRA, com o objetivo de propiciar aos estudantes universitários da área da saúde, a experimentação de um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. Lages, segundo a coordenadora do programa, Profa Dra. Izabella Barison Matos da UFRGS, é exemplo em boas práticas: “A Rede Pública de Serviços de Saúde em Lages, não é mais vista apenas como um campo de estágio, mas como um cenário de aprendizagem no qual os alunos estão inseridos desde os primeiros semestres da graduação”. Focado no tema Trabalho, Educação e Cidadania, o VER-SUS 2 Lages aconteceu de 26 de fevereiro a 03 de março, com uma vasta programação que trouxe a contextualização da Universidade dentro da atuação ensino serviço, passando pelas vivências em Unidades Básicas de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, o estudo de terapias não convencionais, vivências na Vigilância Epidemiológica e também no Centro de Zoonoses, dentre outras atividades. Na reunião devolutiva, a análise pelos participantes foi positiva. Como produto final os estudantes construíram a “Mandala de Vivências”, uma representação visual de todas as atividades e locais onde as vivências foram realizadas durante os sete dias de evento, a qual encontra-se na Biblioteca Central da UNIPLAC.