Trabalho de Egressa do Programa de Mestrado UNIPLAC foi apresentado em Cuba

Durante uma semana, no início deste mês de fevereiro a egressa do Programa de Mestrado e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNIPLAC, Yalin Brizola Yared esteve em Cuba, no 6º Congreso Cubano de Educación, Orientación y Terapia Sexual, onde apresentou o trabalho de pesquisa intitulado ‘‘Educação sexual: compromisso da universidade?’’, realizado sob a orientação do Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks. O trabalho originado dentro do Programa de Mestrado em Educação levou para debate as questões do papel da Universidade perante a necessidade da ampliação e efetivação da educação sexual em toda sua extensão, diversidade e aspectos. “É muito importante verificar a participação de uma egressa dos Programas da Universidade em eventos nacionais e internacionais”, comenta o orientador do trabalho e professor do Mestrado UNIPLAC Dr. Geraldo Augusto Locks. “Isto demonstra a capacidade de pesquisa e produção de conhecimento de nossos alunos/pesquisadores”, ele reforça. A pesquisadora Yalin, por sua vez comenta das impressões e experiências possibilitadas pela participação no congresso. “Há uma vontade muito grande de compartilhar e acolher pesquisadores de outros países”. A professora diz que o povo cubano é muito acolhedor, e que teve a oportunidade de conviver com pesquisadores de diversos países da América e Europa além de chineses e japoneses. “Foi um ótimo intercâmbio, com ótimas trocas e complementação de conhecimento”, comenta Yalin. Este intercâmbio também permitiu à pesquisadora a percepção da estrutura de cursos de graduação relacionados a área de estudo da sexualidade e a realização de um comparativo com o que é feito no Brasil.