Curso de Serviço Social da Uniplac obteve alto conceito através da Avaliação do ENADE

A Uniplac teve diversos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, e dentre eles o Curso de Serviço Social que obteve o conceito 4 (quatro), no Índice Geral de Cursos - IGC, o que motiva muito orgulho por parte da Universidade, que parabeniza a Coordenação, os professores e os acadêmicos do curso pela conceituação. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição ou curso que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória à análise das condições de ensino verificadas pela avaliação. O Reitor da Uniplac, Elson Bastos, reforça a importância da participação consciente dos acadêmicos no exame. “Esse resultado se deve ao compromisso do corpo estudantil do curso de Seviço Social com a avaliação do MEC”, comenta. Para o Reitor os acadêmiccos do curso são exemplo para a Universidade. A grande vantagem do exame é permitir ao estudante demonstrar que possui as qualidades necessárias ao bom exercício profissional. Isso ocorre porque o mesmo avalia habilidades e competências, e não só a mera capacidade de decorar o conteúdo. A prova é interdisciplinar e contextualizada. Permite ao estudante revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação. Através do exame são construídos referenciais que permitem a definição de ações para melhoria da qualidade dos cursos de graduação e serve também como base para a criação e manutenção dos conceitos dos cursos, para liberação de convênios e programas de bolsas de estudos, como FIES e PROUNI, direcionadas aos cursos avaliados. Assim, ao contrário do que se subentende, o ENADE não caracteriza a aprovação ou reprovação do aluno, mas sim a melhor estruturação do curso freqüentado pelo acadêmico que está prestando o exame, baseada nas informações dadas por ele na prova. O ENADE é um dos eixos de avaliação utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira, que se utiliza também da Avaliação das Instituições e dos Cursos “In Loco” e Autoavaliação, feita por instrumentos próprios de cada instituição, no caso da Uniplac, coordenados pela Comissão Própria de Avaliação - CPA. Parabéns à Coordenação, Professores e Acadêmicos do Curso de Serviço Social pelo grande destaque conquistado!