Professora da Uniplac participa de encontro na França

A Professora do Mestrado, Ana Maria Netto Machado, da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, participou da reunião da “Alliance International Terre Citoyenne – AITC”, realizada no mês passado em uma pacata cidade medieval do sul da França, chamada Nant. O evento contou com aproximadamente 50 líderes sociais de diversas organizações dos quatro continentes, “só não havia ninguém da Oceania”, explica a professora. Além da professora da Uniplac, mais três brasileiras participaram do encontro. “A diretora da CONTAG, Alessandra, a coordenadora da ENFOC, Raimunda e a antropóloga do IBASE, Vivian”, destaca Ana Maria. Na oportunidade o grupo assinou o “Manifesto de Larzac”. A professora Ana Maria explica que o Larzac é um planalto que fica a 700 m de altitude, bastante seco e pedregoso. “Nesse planalto criam-se ovelhas para produção de leite a partir do qual é fabricado o célebre queijo com certificação de origem, o Roquefort. Nesta ocasião festejavam-se os 40 anos do início de um movimento de resistência dos ocupantes desse planalto, contra a expropriação de terras”, explica Ana Maria. Na época, o exército francês pretendia expandir um campo militar para experimentações e treinamento com armas sobre esse território ocupado pelos criadores de ovelhas. Tal situação atraiu a atenção e interesse de intelectuais e de militantes do movimento operário das cidades, e acabou tomando tal vulto que o exército recuou. “Por isso essa região se transformou em um símbolo de resistência e luta pela defesa dos territórios no mundo inteiro”, ressalta Ana Maria. No ano que vem, a Aliança estará presente no Forum Social Mundial (Porto Alegre) e no Rio + 20, oportunidades em que será possível incluir novos segmentos e organizações nesses movimentos mundiais articulados pela vida sustentável. “Um projeto em curso é a criação da Universidade Internacional Terra Cidadã – UITC, que articulará propostas existentes em universidades tradicionais, como por exemplo, cátedras da UITC. A Universidade Politécnica de Valência acaba de criar a primeira cátedra da UITC”, finaliza a professora.