Curso de Medicina tem participação em Congresso Nacional

Nos dias 06 e 07 de maio a coordenadora do curso de medicina, a professora Cristina Subtil, juntamente com mais 3 estudantes, José Henrique Ramos, Guilherme Staudt e Vinicius Subtil participaram do 8º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica na cidade de Maringá/PR. O tema central do congresso foi Formação de Recursos Humanos para a Atenção Primária à Saúde. Participamos de várias oficinas tais como: Educação Médica Baseada na comunidade, Formação de Preceptores para a APS, Integração Ensino/Serviço e Ensino Baseado em Competências. Na oportunidade os estudantes puderem participar de reunião sobre as ligas acadêmicas e a Professora Cristina participou da operacionalização do Teste de Progresso, que é um consórcio interinstitucional realizado entre 8 escolas médicas- Uniplac, Unochapecó, Univille, Univali,Unesc,UFSC, UEM e Positivo- do PR e SC onde será realizado dia 05/10/2011, no período vespertino, o mesmo teste será utilizado ao mesmo tempo em todas as escolas. A Professora Cristina Subtil ressalta a importância do teste de progresso por ser um modelo de avaliação longitudinal que avalia o ganho de conhecimento dos estudantes ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que permite a instituição realizar um diagnóstico da qualidade do curso de graduação que oferece. A metodologia do Teste de Progresso preconiza que ele seja aplicado anualmente a todos os estudantes de todos os períodos, que respondem simultaneamente as mesmas questões referentes às grandes áreas de conhecimento presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso avaliado. Nossos estudantes participam ativamente e de forma crítica em todas as oficinas, interagindo com os demais estudantes de outras escolas e puderam perceber que o nosso curso de medicina está em consonância com as Diretrizes Curriculares e que muitos outros cursos ainda estão se readequando.