Estudantes dão exemplo de solidariedade

A aluna da terceira fase do curso de Biomedicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Maria Cecília Gava, fez sua segunda doação de sangue nesta sexta-feira (18). Depois que passou pelo Trote Solidário, em 2010, incentivou seus pais a também se tornassem doadores. E é justamente este o objetivo do projeto, que está na quarta edição, fazer com os calouros e veteranos se tornem doares freqüentes e estimuladores de outras pessoas. A ação dos estudantes já é tradicional no Hemoscentro de Lages e, segundo a bioquímica Marli de Souza, para o próximo encontro já se deve pensar em dividir a turma em grupos. “Como temos calouros e veteranos, o número de doadores é grande e para agilizar o processo teremos pensar nessa estratégia”. A atividade foi bem aceita pela caloura Jamille Hugen Macari. “Achei muito interessante, porque é uma recepção diferente a quem está ingressando na Universidade e além de tudo ajudamos no salvamento de outras vidas”. O técnico em enfermagem do Hemosc, Carlos Batista, conta que com apenas uma doação, que colhe cerca de 400ml de sangue, são salvas 4 vidas. Isso porque o sangue passa pelo processo de fracionamento. Na centrifugação são obtidos quatro produtos: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado e cada um desses produtos vai para um receptor diferente.