Assistentes sociais têm colocação imediata no mercado de trabalho

Cheila Dirckesen tem apenas 22 anos. A jovem urubiciense concluiu o curso de Serviço Social no semestre passado. Nesta semana, Cheila recebeu antecipadamente o tão sonhado canudo. A cerimônia foi simples, em gabinete, sem os colegas, amigos e familiares - exceto a mãe. A emoção, essa marcou presença. E o motivo por essa antecipação, segundo ela, foi ótimo. Antes mesmo da colação de grau, Cheila foi seleciona para ser assistente social na prefeitura de São Joaquim. Da mesma forma acontece com a maioria dos egressos do curso de Serviço Social da Uniplac, que se insere imediatamente ao mercado de trabalho em toda a região serrana, especialmente em prefeituras e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência, etc. Outra possibilidade de atuação são os estágios remunerados. De acordo com a coordenadora do curso, professora Adriana Zanqueta, órgãos como as Centrais Elétricas de Santa Catarina, Ministério Público e Fórum são alguns dos locais que oferecem aos estudantes condições de exercer a profissão. “Os alunos têm a chance de se dedicar ao estágio, por meio período, e receber para isso, e o restante do tempo destina aos estudos, seja em casa e/ou na Universidade”. Essa prática lhes garante o conhecimento especifico, o que facilita a inserção efetiva no mercado de trabalho. Adriana ainda lembra que órgãos públicos oferecem bolsa aos funcionários, que varia entre 40 e 50%. Na Uniplac, o curso de Serviço Social é oferecido anualmente e o ingresso acontece pela análise do histórico escolar.