Lages era um deserto com dunas há 120 milhões de anos atrás !

Nesta época Gondwânica, a América do Sul ainda estava conectada à África, explica o prof. Luis Fernando Sheibe da Universidade Federal de Santa Catarina, e coordenador do projeto \'Aquífero Guarani-Serra Geral\'. A partir do Eocretáceo (cerca de 130 milhões de anos atrás) estabeleceu-se uma sedimentação arenosa na forma de extenso deserto, assemelhando-se ao que hoje é o deserto do Saara. O arenito \'Botucatu\' representa o testemunho desta época desértica. O arenito nada mais é do que uma composição de dunas de areia endurecidas pela ação do tempo, uma pedra arenosa que se desmancha fácil. Por ser muito permeável à infiltrações, funciona como área de recarga do Aquífero Guarani. Este Aquífero é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo. Em Santa Catarina há poços que atingem o Aquífero, a aproximadamente 200 metros de profundidade, segundo os pesquisadores Lauro César Zanatta e João Batista Lins Coitinho. É importante mapear estas áreas de recarga e evitar que águas contaminadas do lençol superficial possam contaminá-lo. Ainda não há legislação ambiental específica sobre o tema, sendo necessário construir as diretrizes para esta legislação e subsidiar políticas públicas de proteção a este patrimônio. Em Lages a equipe, que envolveu pesquisadores da Epagri e da UNIPLAC, além da UFSC, reuniu-se dias 17 e 18 de janeiro na UNIPLAC para dar prosseguimento a mais uma etapa do projeto. Encontrou-se o arenito Botucatu na estrada do Guará e até dentro de Lages, no \'Conti\' e bairro Santa Helena. Foram coletadas interessantes amostras de arenito \'cozido\', em razão do seu contato com derramamentos de lava vulcânica (basalto). No dia 18 seguimos para uma grande área de recarga nas margens do Rio Canoas, em Ponte Alta. O trabalho foi produtivo e a equipe está entusiasmada com os resultados deste grande trabalho de colaboração interinstitucional. Prof Marcelo Mazzolli Programa de Pós Graduação da UNIPLAC Veja um modelo de recarga do aquífero em uma imagem: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/img/aquifero_info.jpg Veja os locais onde há poços perfurados em Santa Catarina, arquivo em anexo. ************** Dr. Marcelo Mazzolli Projeto Puma www.projeto-puma.org Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC www.uniplac.net Tel.: +55 49 3251-1000 Conservation Biologist Biosphere Expeditions, UK www.biosphere-expeditions.org


O arenito \'Botucatu\' representa o testemunho desta época desértica. O arenito nada mais é do que uma composição de dunas de areia endurecidas pela ação do tempo, uma pedra arenosa que se desmancha fácil.
Por ser muito permeável à infiltrações, funciona como área de recarga do Aquífero Guarani. Este Aquífero é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo. Em Santa Catarina há poços que atingem o Aquífero, a aproximadamente 200 metros de profundidade, segundo os pesquisadores Lauro César Zanatta e João Batista Lins Coitinho.


É importante mapear estas áreas de recarga e evitar que águas contaminadas do lençol superficial possam contaminá-lo. Ainda não há legislação ambiental específica sobre o tema, sendo necessário construir as diretrizes para esta legislação e subsidiar políticas públicas de proteção a este patrimônio.


Em Lages a equipe, que envolveu pesquisadores da Epagri e da UNIPLAC, além da UFSC, reuniu-se dias 17 e 18 de janeiro na UNIPLAC para dar prosseguimento a mais uma etapa do projeto.


Encontrou-se o arenito Botucatu na estrada do Guará e até dentro de Lages, no \'Conti\' e bairro Santa Helena. Foram coletadas interessantes amostras de arenito \'cozido\', em razão do seu contato com derramamentos de lava vulcânica (basalto).


No dia 18 seguimos para uma grande área de recarga nas margens do Rio Canoas, em Ponte Alta. O trabalho foi produtivo e a equipe está entusiasmada com os resultados deste grande trabalho de colaboração interinstitucional.




Prof Marcelo Mazzolli
Programa de Pós Graduação da UNIPLAC


Veja um modelo de recarga do aquífero em uma imagem:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/img/aquifero_info.jpg


Veja os locais onde há poços perfurados em Santa Catarina, arquivo em anexo.


**************

Dr. Marcelo Mazzolli
Projeto Puma
www.projeto-puma.org


Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
www.uniplac.net
Tel.: +55 49 3251-1000

Conservation Biologist
Biosphere Expeditions, UK
www.biosphere-expeditions.org


" data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/2571.jpg'>
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática