Estudante é aprovado em mestrado no Rio Grande do Sul

O estudante Reiner Vinicius Perozzo tem apenas 21 anos e há oito é professor de inglês. Ele vem de uma família conservadora de Vacaria, Rio Grande do Sul. O irmão que tem o mesmo nome, hoje com 26 anos de idade, cursa doutorado em Porto Alegre. Reiner segue o mesmo caminho. Antes mesmo de concluir a graduação no curso de Letras da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) o acadêmico conseguiu ingressar em um dos cursos de mestrado mais concorridos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois de tentar cursar Engenharia Ambiental - seu desempenho não era o esperado porque em vez de pegar os livros de matemática que os professores orientavam ele lia os de inglês - iniciou Letras – Inglês na Uniplac. A formatura está marcada para fevereiro, e em março iniciam as aulas na capital gaúcha. Reiner conta que o processo de seleção levou cerca de um mês, mas que muito antes disso já fez os primeiros contatos. “Informalmente tive que pleitear a orientação e convencer o professor que meu trabalho é bom”, diz. E ele conseguiu. O projeto de pesquisa intitulado “Aquisição Fonético - Fonológica do inglês” foi inscrito. Ele passou pela prova de proficiência e de conhecimentos específicos e, por fim, a entrevista. O projeto de Reiner trata da aquisição da linguagem e, principalmente, as questões fonética e fonológica, ou seja, a articulação dos sons emitidos durante a pronuncia. Ele destaca os dialetos e sotaques regionais, em especial as influências dialetais do português na aquisição do inglês. “Na minha cidade se fala leite, com o “e” bem carregado, aqui as pessoas finalizam com o “i”. Acredito que essas formas de pronuncia influenciem na obtenção de algumas consoantes e vogais que se seguem em linearidade na língua inglesa”. Depois de concluir essa etapa, deseja cursar doutorado no exterior, já que seu sonho é dar aulas em uma Universidade. “Quero ser professor ou na UFRGS ou na Uniplac”. Quanto ao conhecimento adquirido durante a graduação, ressalta os ensinamentos da lingüística, o que considera de extrema relevância para sua formação. “Tudo que você aprende tem de ter um pilar sólido, e o que aprendi aqui foi fundamental para diferenciar coisas básicas da língua”.