Serviço Social tem salto em qualidade

Antes mesmo das adaptações na grade, ocorrida no início de 2009, o curso de Serviço Social da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) sempre foi bem conceituado, mas as mudanças feitas resultaram em ótimo salto de qualidade, segundo a coordenadora do curso, professora Arnete Trein, o que garante o crescimento das chances de colocação no mercado de trabalho. As alterações aconteceram depois uma análise criteriosa pelos docentes a partir de comparações de planilhas da região e o aprofundamento em questões envolvendo as políticas sociais. Um dos objetivos foi fazer com que o aluno esteja apto a implementar e executar as políticas de atendimento. Além disso, a qualidade do curso é reflexo do trabalho dos professores que desenvolvem as atividades de forma crítica já preparando o aluno para atuação como profissional, seja na rede pública, privada ou em organizações não governamentais. Segundo a professora, cerca de 70% dos concluintes já tem uma colocação no mercado de trabalho. “Nós asseguramos o campo de estágio. E com as atividades bem elaboradas, supervisionadas e executadas nessa fase a contratação, na maioria das vezes, é certa”. As oportunidades também se apresentam em concursos públicos. Em Lages, 80% das vagas oferecidas no final de 2008 foram ocupadas por egressos da Uniplac. “Na região, a maioria das prefeituras têm em seu quadro de pessoal assistentes sociais formadas pela Intituição”, lembra. Dez dias antes de colar grau, Isabel Cristina Silva começou seu trabalho no Asilo Vicentino, em Lages, onde atua há dois anos. Atualmente, além do asilo, ela é educadora no ProJovem Urbano, um programa do Governo Federal de inclusão de jovens. Segundo Isabel, o ensino de qualidade e a preparação oferecida pela Universidade garantem muitas oportunidades. “Atuo em dois lugares como assistente social, e já recusei inúmeros convites,”, afirma. O curso de Serviço Social iniciou em 2003 e é um dos oferecidos através do processo seletivo até o dia 9 de março.