Livro aborda a formação de Profissionais em Língua de Sinais

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu a doação do livro “Surdez, Cognição Visual e Libras: estabelecendo novos diálogos”, de autoria de Luiz Albérico Barbosa Falcão, mestre e professor de Libras da Universidade de Pernambuco (UPE). A obra se constitui numa contribuição para familiares de surdos, professores e profissionais de saúde, visando uma formação voltada à acessibilidade e inclusão social, para o auxílio na reestruturação do sistema de saúde e da formação dos profissionais desta área. O projeto de elaboração da obra foi iniciado em 2004 junto a estudantes ouvintes e surdos, professores (desde as séries iniciais até cursos de pós-graduação), e à sociedade. Além da pesquisa, o autor desenvolveu uma metodologia diferenciada para o ensino da Libras para ouvintes. Conforme Luiz Albérico, a obra rompe lacunas conceituais, técnicas e de comportamento decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes. “Isto diz respeito, principalmente, a familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual”. Para contato com o autor da obra, os interessados devem enviar mensagem para libras_pernambuco@yahoo.com.br. O livro está disponível para a comunidade acadêmica e externa na Biblioteca da Uniplac.