Biblioteca da Uniplac implanta o sistema Pergamum

Com a implantação do Pergamum, sistema integrado de bibliotecas, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) passa a ter acesso ao acervo de todas as bibliotecas das Instituições de Ensino do Sistema Acafe, o que soma cerca de 2 milhões de títulos, e a das mais de 3 mil bibliotecas de todo o país. Nesta semana, os funcionários da Uniplac estão em treinamento com a professora Marelis Boscardin, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), criadora do Pergamum. De acordo com a bibliotecária, Andréa Costa, com esse novo gerenciador de banco de dados, será possível fazer o empréstimo de obras de qualquer uma das instituições integradas. Outra novidade se refere ao aviso disparado pelo próprio sistema. “No momento do empréstimo ele receberá um e-mail com a data do recebimento do material e o prazo de entrega. Passada a data limite, a pessoa recebe outro e-mail com o aviso de que está em atraso com a biblioteca”, explica. Além de integrar a Biblioteca do campus de São Joaquim e o laboratório morfofuncional, uma pequena biblioteca da área da saúde, em breve todos os trabalhos de conclusão, teses e dissertações produzidas na Uniplac estarão disponíveis para consulta na rede. Andréa lembra que anteriormente os pedidos para compra de livros eram feitos semestralmente. Agora, as solicitações podem ser realizadas em qualquer período do ano. “Assim como os professores, os alunos terão condições de sugerir bibliografias a serem adquiridas pela Universidade diretamente no Pergamum”. Mas, ela ressalta que a compra continua a cada seis meses. Por conta do período de treinamento e implantação do sistema, o atendimento pode ficar um pouco demorado. “Pedimos a paciência e a compreensão de toda comunidade acadêmica nesse momento”, conclui.