Lançado “Saberes e Fazeres - Cores e Sabores da Coxilha Rica"

Na noite de ontem (8/7), no Museu Thiago de Castro, aconteceu o lançamento do livro “Saberes e Fazeres - Cores e Sabores da Coxilha Rica\". A obra das autoras Eliana Zimmermann Bornhausen, Elizabete Tamanini, Elusa Camargo, Iáscara Almeida Varela e Zilma Peixer é resultado de um trabalho de quase um ano feito em uma das regiões mais belas de Santa Catarina, a Coxilha Rica. Durante esse tempo, o grupo dedicou-se a inventariar, especialmente na comunidade de São Jorge, aspectos do patrimônio imaterial. O intuito dos pesquisadores foi buscar o conhecimento e a valorização das identidades locais, e com isso, oferecer subsídios para a construção de alternativas de desenvolvimento territorial sustentável. Histórias de vida, do cotidiano dos moradores da Coxilha Rica, da forma de se alimentar e de preparar o alimento. Os costumes e tradições são descritos em cerca de 80 páginas. Seiscentos, dos mil exemplares, serão destinados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrocinador do projeto. Os demais serão distribuídos em escolas e instituições ligadas à cultura. Além do livro, os participantes receberam 20 fotos com informações da região. Uma exposição também fez parte do evento e o tradicional café com mistura encerrou o encontro.