Estudantes revivenciam experiências de grandes cientistas

A Mostra intitulada “Biomedicina e as contribuições dos grandes cientistas para a vida” foi organizada pelos alunos da primeira fase do curso de Biomedicina. A atividade é resultado do trabalho elaborado na disciplina de Biologia Celular. Até as 21 horas desta segunda-feira (29), o salão de Atos recebe o público interessado em conhecer alguns desses pensadores como Leonardo da Vinci, Albert Sabin e Mathias Jacob. De acordo com a professora Lúcia Ceccato o objetivo foi conhecer e identificar fatos e processos de produção do conhecimento científico, relacionando-os ao contexto histórico em que ocorreram. “E isso tudo, reconhecendo sua importância para a melhoria da vida, tanto no passado como hoje”, afirma. Para isso, os alunos foram bastante criativos, buscaram revievenciar e apresentar os métodos através de maquetes, vídeos, panfletos informativos e cartazes. As alunas Luana Andrade e Silvana Nanon pesquisaram sobre Louis Pasteur e reproduziram em uma maquete situações que levaram o cientista a buscar alternativas para cura de algumas doenças, como a vacina anti-rábica, por exemplo. “Aqui, nós mostramos um lugar onde animais e pessoas viviam num mesmo espaço, sem nenhum tipo de higiene ou preocupação com a saúde e meio ambiente”, explicam as alunas. Já a mais conhecida descoberta de Louis, a pasteurização, foi apresentada por meio de conservas de legumes e os tipos de processos feitos com o leite. Outros eventos A professora lembra que ainda nesta semana outros encontros serão organizados para apresentação de trabalhos de conclusão de semestre. “Amanhã, terça-feira, vamos expor as organelas celulares, a célula e aspectos da complexidade ambiental como resultado dos níveis de organização dos seres vivos”. Essa é uma atividade do curso de Ciências Biológicas. Os trabalhos estarão no Centro de Convivências entre 15 e 21 horas. Na quarta-feira (1/7), é a vez dos alunos do oitavo período de administração apresentar o projeto “Resíduos e Soluções: O Bom Negócio da Gestão do Óleo de Cozinha Usado -Lages”. O seminário acontecerá a partir das 19 horas na sala número 2137.