Peça de teatro será apresentada apenas com a língua dos sinais

A dramatização da peça “O casamento da Ratinha” será feita de forma um tanto quanto nova para espectadores acostumados com voz alta, sons e muito barulho. Os participantes do curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva – Libras - Língua Brasileira de Sinais -, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) terão mais esse desafio: contar uma história apenas com sinais e expressão corporal. A apresentação acontecerá na próxima terça-feira, dia 30, a partir das 19 horas, durante a 3ª Bienal do Livro, no Centro Serra. O espetáculo será dividido em dois momentos. O primeiro tem a duração de vinte minutos. Nesse tempo os alunos do módulo avançado apresentarão a peça. A história é surpresa, mas eles adiantam que ela se passa em um caldeirão, onde estarão todos vestidos de preto com máscaras de animais. Já a segunda parte conta com a participação dos integrantes do módulo básico na interpretação de uma música. Tudo sem a interferência da oralização, ou seja, sem o uso da voz. Um momento desafiador. Assim foi descrito pela professora Lenice Boscato, já que e esta será a primeira vez que apresentarão uma peça teatral para um público tão diversificado. “Os alunos estão apreensivos com o novo, mas ao mesmo tempo orgulhosos de seus trabalhos”, diz. Essa atividade encerra o curso que teve início em março deste ano. A professora explica que a devolução dos trabalhos era feita por meio da contação de histórias, para um público bastante reduzido, se comparado ao esperado durante a Bienal. Ao todo, são 47 participantes que durante o primeiro semestre internalizaram o conhecimento especifico da Libras. Eles permaneceram no curso de extensão que reinicia em agosto.